Associação MetAlentejo já tem nova sede

Criada em 2010, a MetAlentejo passou a IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) em 2014, altura em que começou a dinamizar regularidade os seus projetos e atividades.

A psiquiatra Teresa Reis, presidente da Direção da MetAlentejo, adiantou que "é neste novo local que também está a funcionar a loja social da associação, encontrando-se aberta de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas".

Acrescentou ainda que "o facto da loja estar aqui permite que tenhamos uma porta aberta e vamos fazendo o atendimento de algumas situações que aparecem".

Nova Sede

A esse respeito, Teresa Reis explicou que "temos uma pessoa que está a fazer o atendimento da loja, mas também uma psicóloga e uma socióloga que por enquanto estão a responder a dúvidas que as pessoas apresentem quando se dirigem aqui e a avaliar as necessidades desta população":

Segundo a presidente da MetAlentejo, "em janeiro vamos ter a funcionar um gabinete de apoio psicossocial, com as valências de consulta de Psicologia, apoio de enfermagem (especialista em Psiquiatria) e apoio jurídico".

Para além disso, a psiquiatra referiu que "os grupos dos familiares de pessoas com doença mental também já estão a funcionar aqui".

Relativamente ao novo espaço, Teresa Reis confessou que tem "uma localização privilegiada e muitas pessoas têm entrado para conhecer o espaço". Disse ainda que "estamos a receber material que as pessoas queiram doar para a loja social e solicitamos que entrem em contacto connosco antes para combinar a recolha / entrega porque aqui não temos espaço disponível para armazenar esses bens".

MetAlentejo participou ativamente

no Dia Mundial da Saúde Mental

Este ano, Évora foi a cidade escolhida pela Direção-Geral de Saúde para acolher as comemorações nacionais do Dia Mundial da Saúde Mental, assinalado a 10 de outubro. De acordo com a mesma responsável, "a MetAlentejo foi responsável pela organização de algumas das iniciativas realizadas".

Destacou "a exibição do filme 'Pára-me de repente o pensamento', um documentário / filme gravado no hospital psiquiátrico Conde Ferreira (Porto), durante o qual o ator e equipa de realização se integraram 'num ambiente em que a lucidez e a loucura vivem juntas'".

Teresa Reis salientou que "foi exibido no auditório Soror Mariana, no dia 8, seguindo-se um debate sobre a temática da institucionalização do doente mental".

Já no dia 10 de outubro, decorreu a 2ª Caminhada pela Saúde Mental da MetAlentejo, "patrocinada pelo Programa Nacional para a Saúde Mental e que juntou quase 50 participantes".

A presidente da associação realçou também que "nesse mesmo dia, houve uma conferência no Teatro Garcia de Resende em que eu fiz uma intervenção para dar a conhecer os projetos desenvolvidos pela MetAlentejo".

Teresa Reis evidenciou ainda que "cada vez que há uma iniciativa aparecem mais pessoas interessadas em ajudar a associação, nomeadamente através do voluntariado".

A nova sede da MetAlentejo encontra-se na Av. Infante D. Henrique nº 75, em Évora (na casinha de madeira em frente ao Hospital do Patrocínio). Para mais informações sobre a associação está disponível o e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.; a página no Facebook, o site: www.metalentejo.pt ou o telefone 266 092 141.

Contacte-nos

Av. Infante D. Henrique nº 75

7005-169 Évora 

Em frente ao Hospital do Patrocínio

Horário: das 9h30 às 17h

+351 266 092 141

geral@metalentejo.pt

 

 

Galeria

Newsletter